sábado, 25 de junho de 2016

O espírita cristão pode comer carne?






“(…) esquecíamos de que a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos proteicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte.” (André Luiz - Livro Missionário da Luz).

Vários nutricionistas afirmam que podemos ter uma vida saudável sem comer carne, leite e ovos, dentre eles George Guimarães que além de nutricionista é militante da ONG VEDDAS

 “A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes consequências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade ABSOLUTA dos matadouros e frigoríficos”. (Emmanuel – Livro O Consolador)

Segundo a ONU a produção de carne é o principal responsável pela aceleração do aquecimento global.
Pra produzir 1 kg de carne são desperdiçados 43.000 litros de água
(Fonte: http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=21&cid=20068&bl=1&viewall=true)
Um banho de 5 minutos consome 45 litros
(Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-4234,00.html)
Produzir 1 kg de carne gasta de água o equivalente a 955 banhos
Pra fazer pastos, florestas são destruídas
O consumo de carne afeta todo mundo, ele é um problema social grave.

“Será meritório abster-se o homem da alimentação animal, ou de outra qualquer, por expiação? Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros (questão 724 do Livro dos Espíritos – LE).

Deixar de consumir carne é um ato de caridade e “fora da caridade não há salvação” (evangelho segundo espiritismo)

“Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é um tormento, depois da grande transição. O lombo de porco ou o bife de vitela, temperados com sal e pimenta, não nos situam muito longe dos nossos antepassados, os tamoios e os caiapós, que se devoravam uns aos outros”. (Irmão X – Livro Cartas e Crônicas)


 "Não é deixando de comer carnes que o ser se espiritualiza, é se espiritualizando que ele deixa de comer carnes.”
Babajiananda

Estudem mais sobre veganismo, estudar e praticar é espiritualizar-se.