terça-feira, 13 de março de 2012

Leo Kret: Primeira Veradora Transexual de Salvador

Leo Kret Souza Santos (PR) é natural de Salvador, onde nasceu em 9 de dezembro de 1983. Sua origem é do bairro de Pernambués. Conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador em outubro de 2008, com 12.860 votos. É a primeira vereadora transexual do Legislativo soteropolitano. O nome de batismo, Alecsandro Souza Santos, era utilizado apenas nos documentos oficiais de identificação. Em 18 de novembro de 2009, ganhou na Justiça o direito de usar o nome Leo Kret do Brasil, conforme sentença do juiz Nelson Cordeiro, da Vara de Registro Civil.
Sua popularidade, segundo a vereadora, vem do seu papel de dançarina do grupo de pagode Saiddy Bamba. Ficou conhecida, sobretudo, nas noites do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A “dançarina do povo”, como é chamada, garante que não vai deixar os palcos por causa da carreira política. A primeira infância foi vivida em Areia Branca, no município de Lauro de Freitas. Há 16 anos, os pais vieram morar na capital com os outros cinco irmãos da vereadora. Léo Kret é filha do comerciante Francisco Assis Gomes, 58 anos, e de Eunice Souza dos Santos, 49.
Em seu mandato como vereadora, entre 2009 e 2012, tem como bandeira de luta o combate à homofobia.
Mandato – A vereadora Léo Kret do Brasil integra três comissões permanentes da Câmara Municipal de Salvador: Direitos do Cidadão; de Reparação; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.


E-mail da veradora: leokret@cms.ba.gov.br

4 comentários:

  1. Muitoo bom isso
    da hora pode ter certeza que ela vai fazer mais pelo povo do que o seu candidato engravatadinhu...

    CURTI (Y)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, temos de avançar, parar é morrer...Força Brazil. carlosmendes_01@msn.com

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, se eu morasse em Salvador, eu não votaria nela, por causa de seu partido, o PR. Votar nela fortalece esse partido, que é adversário dos LGBT no plano federal.
    Pode-se perguntar o que que isso tem a ver.
    Respondo: Para deputado estadual e federal, ela vai ser obrigada a fazer campanha para deputados do PR, que historicamente votam CONTRA LGBTs, como Anthony Garotinho, por exemplo. Se ela mudar de partido, será uma candidata que terá meu apoio.

    Leiam mais sobre o PR e porque não votar nele, mesmo que seja em Leo Kret:
    Cartilha LGBT para as Eleições 2012/2014
    https://docs.google.com/open?id=0BymXfmkIzPAGNTM2YWFkODctN2YzYy00OWJiLThkOTctMzU3ODRjYmRiOWYx

    ResponderExcluir